O Porsche Macan é o SUV mais acessível da marca alemã e o principal modelo em termos de volume de venda em alguns mercados. Entretanto, esses argumentos não serão suficientes para manter o modelo nas lojas da marca no mercado europeu. Segundo a imprensa europeia, o Macan será descontinuado por conta de regras de segurança cibernética .
A atual geração do Macan foi apresentada em 2014 e já recebeu dois retoques visuais em 2019 e 2021. Segundo uma fonte da Porsche afirmou ao portal Automobilwoche , não faz sentido em termos financeiros para a fabricante alemã adaptar o atual SUV.
“Adotar as novas diretrizes não precisa apenas de ajustes técnicos em unidades de controle, mas alterações fundamentais em desenvolvimento. Por exemplo, sistemas de gestão de segurança cibernética precisam ser desenvolvidos e certificados para o futuro”, declarou a fonte.
Todo esse cuidado com a cybersegurança é para evitar que os carros e toda a sua arquitetura eletrônica sofram ataques hackers, e o Macan não foi o único a sofrer com essa medida. Outros modelos do Grupo Volkswagen como o Volkswagen e-Up , Audi TT e R8 também deixaram de ser produzidos, com a segurança sendo uma das razões.
As novas regras só serão válidas na Europa a partir de 1º de Julho do ano que vem, e o Macan deve ser produzido e comercializado na UE até esta data.
Entretanto, esse não é o fim da atual geração do Macan . A fábrica em Leipzig seguirá fabricando o SUV para os demais países do planeta, somente os participantes da União Europeia deixarão de contar com o modelo .
Entretanto, a nova geração do Macan deve começar a ser fabricada já no ano que vem. Até o momento, a Porsche está desenvolvendo o SUV com motorização exclusivamente elétrica. É possível que as duas gerações do modelo coexistam em alguns mercados.